quinta-feira, 22 de julho de 2010

Universo 3d

Sem duvida alguma estamos vivendo a era 3d, a grande novidade do momento são os filmes 3d e agora lançaram o Youtube 3d,seguindo a mesma linha a Nintendo sai na frente e inova mais uma vez com o Nintendo 3DS.Mas você sabe como funciona a tecnologia 3d?
Nos cinema existem dois tipos básicos de 3d, o anáglifo e o polarizado.
3d anánglifo
Essa tecnologia era usados nos cinemas mais antigos,onde você usa o clássico óculos com lentes azul e vermelho.O que acontece na realidade é que nosso cérebro capta duas imagem ligeiramente diferentes, independente do objeto visualizado, faça o teste você mesmo e tente visualizar seu dedo indicador tapando com sua outra mão o olho direito, agora continue visualizando o objeto e tape o olho esquerdo e por fim fique alternado direito e esquerdo. Você percebera que nos enxergamos duas imagens ligeiramente deslocadas, isso é a prova que nosso cérebro capta duas imagens para visualizar um objeto em 3 dimensões. o cinema por sua vez tenta enganar nosso cérebro emitindo duas imagens iguais porem deslocadas com feixes de luz em duas direções, uma na cor vermelha e outra na cor azul (no caso de cinemas com tecnologia anáglifo)dessa forma os óculos 3d permitem nossos olhos enxergarem uma imagem diferente da outra ou melhor uma imagem deslocada da outra reproduzindo assim o efeito 3d. Observe a imagem abaixo e entenda melhor esse processo.
Agora repita novamente o teste descrito acima mas com o braço do dedo indicador esticado ou seja com o dedo longe dos seus olhos e depois repita o teste com o dedo bem proximo aos seus olhos e perceba que quanto mais perto de voce, mais a imagem fica deslocada. essa tecnica é a mesma aplicada nos filmes 3d, quando a imagem salta da tela ela apresenta-se bastante deslocada em comparação a mesma com pouco uso do efeito 3d.
Polarizado
É o que vemos em todos cinemas 3d da atualidade. O 3d polarizado utiliza o mesmo conceito que o anáglifo porem com uma tecnologia mais atual não utilizando filtros coloridos que alem de apresentarem imagens mais nítidas produzem menos efeitos colaterais em relação ao 3d normal .
A grande pergunta é como funcionara o Nintendo 3DS? já que o portátil dispensa óculos. Outra pergunta é se pessoas que possuem visão apenas de um olho poderam ter acesso a essa tecnologia.
De qualquer forma o 3DS já é realidade e a Nintendo mais uma vez faz historia.

Nenhum comentário: