sábado, 7 de agosto de 2010

Tutorial Joy To Key - Emulador de Joystick

Amigos True Gamer, jogo vídeo game desde a época do Atari 2600 e de lá pra cá sempre utilizei joysticks, para jogar games dos mais variados tipos. Quando surgiu a onda dos mini games online, não dei muita importância porque eram poucos games criativos que chamavam minha atenção. Porém fico cada vez mais impressionado com alguns títulos criados nesse estilo como Street Fighter, Metal Slugam, Mario... O grande problema agora é que eu não consigo me adaptar ao teclado do PC, já que esses jogos não tem opção ao uso de joysticks
Para solucionar esse impecilio desenvolvi um tutorial que vai lhe ajudar a configurar seu joystick para jogar games online.

A primeira coisa a se fazer é baixar o programa Joy To Key(o link do programa está no final do tutorial).

Descrição do Joy To Key
Este é um programa que emula joysticks em seu computador, convertendo um joystick instalado em um teclado ou mouse. Isto significa que você pode usar joysticks em programas que não suportam este tipo de controle. No nosso caso vamos usa-lo para jogar games online.
É possível configurar até 16 joysticks, com seis eixos, dois switches e 32 botões para cada joystick. Você pode criar vários arquivos de configuração e escolhê-los a qualquer hora com um simples botão. O programa conta com ativação automática de botões, emulação de mouse (inclusive botão de rolagem e outras funções).



Street Fighter online
A imagem acima é do game Street Fighter. Impossível de se jogar no teclado!
Memorize as teclas que devemos configurar "neste caso setas do teclado e teclas S, D, F, X, C e V".


Vamos para o que interessa!
Com o programa descompactado execute o aplicativo e você terá a seguinte tela:


O.B.S. cada cor marcada na imagem refere-se a explicação escrita com a mesma cor.

A aba marcada em vermelho refere-se a configuração do joystick 1(player 1)
A aba marcada em verde refere-se a configuração do joystick 2(player 2)
No nosso caso como vamos jogar um game online necessitamos apenas 1 player e consequentemente vamos configurar somente o player 1.
Estes botões referen-se ao seu joystick e são eles que devemos configurar
Todos eles estão em Disabled, ou seja não estão sendo usados.

A primeira coisa a se fazer é clicar no botão "Create", este botão nos permite criar uma configuração pra determinado game. Assim você pode configurar vários títulos de jogos.



Ao clicar neste botão abrira a seguinte janela:
Digite o nome da sua configuração, no meu caso eu coloquei Street Fighter online porque essa configuração é justamente para jogar este game.

Click em OK.



Ao clicar no botão voltaremos a esta janela:
Perceba que foi criado o item Street Fighter online, deixe ela selecionada como na imagem.
Click no botão LEFT (vamos configurar o botão esquerdo do direcional do joystick)



Será exibido esta janela:

Agora você devera "clicar na seta do teclado da esquerda", porque estamos configurando o botão esquerdo do joystick.



A sua janela deverá ficar assim:
Verifique se o botão ficou corretamete configurado
Click em OK



Você voltara a essa janela:
Configure os outros botões, usando este mesmo método. Como quero jogar Street Fighter devo configurar o direcional e os 6 botões de ação, 3 socos e 3 chutes.

Click aqui somente se seu joystick possui direcional analógico
Caso o seu joystick possua direcional analógico provavelmente você terá problemas com sua sensibilidade, isso acontece porque qualquer folga no seu direcional analógico faz com que o direcional involuntariamente se desloque para o lado com folga. Para corrigir esse problema click nesta aba.
Se seu joystick não possue direcional analógico pule essa etapa.



Será exibido a seguinte aba:
É aqui que devemos configurar a sensibilidade do analógico, o ajuste depende das condições do seu joystick, no meu caso eu configuro com 50%.
Click aqui para voltar a aba anterior



Será exibido a aba anterior:

Confirme se todos botões estão configurados de forma correta, no meu caso o direcional e os 6 botões de ação. Os botões LEFT, RIGHT, UP, DOWN são refernte a o direcional do seu joystick enquanto Arrow-Left, Arrow-Right, Arrow-Up e Arrow-Dow são as setas do seu teclado, assim como os botões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e as teclas S, D, F, X, C e V.

Aqui é um exemplo dos jogos que tenho configurado, cada jogo necessita sua propia configuração porque os botões usados no teclado costumam ser diferentes de jogo pra jogo. Para seleciona-lo é só clicar no nome do game que eu editei, dessa forma não preciso repetir todo processo cada vez que for trocar de jogo.
Pronto seu joystick já está configurado, agora minimize a janela e boa jogatina.

Aqui está o Link de Download do Joy To Key vers. 4.5.3. Ele está hospedado no Baixaki, lá inclusive tem alguns comentários de quem utiliza o programa.

Nenhum comentário: